Skip to main content

São Carlos recebe o primeiro voo internacional

São Carlos recebe o primeiro voo internacional | É MAIS QUE VOAR
Foto © DAESP / Governo do Estado de São Paulo - Divulgação | Edição: É MAIS QUE VOAR.



O Aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos, recebeu pela quinta-feira – 21 de março –  às 8h, uma aeronave da LATAM vinda do Equador, que realizou todo o desembaraço aduaneiro no próprio aeroporto. O fato, inédito na região, marca a internacionalização e o alfandegamento da pista do aeroporto de São Carlos.


Administrada pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), a unidade de São Carlos é a primeira da rede a receber operações internacionais. O Departamento gere ao todo 20 aeroportos paulistas, e realiza estudos para definir o melhor modelo de desestatização dessas unidades.

O voo de estreia foi um Airbus A319, registro, vulgo matrícula HC-CPZ, que foi direto ao Centro de Manutenção da LATAM (MRO). A ação, que vai se tornar o centro mais competitivo mundialmente, é importante para o desenvolvimento da região e do Estado, uma das prioridades do governo paulista.

"Este evento demonstra a força do interior paulista. E aumenta mais ainda o interesse da iniciativa privada pela desestatização dos 20 aeroportos geridos pelo DAESP", afirma Antônio Claret de Oliveira, superintendente do Departamento, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes e braço aeroportuário do Governo de São Paulo. Claret representou o governador do Estado de SP, João Doria, no evento.

No caso de São Carlos, após solicitação do DAESP, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) expediu a portaria 3.988, no dia 01 de dezembro de 2017, e publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de dezembro, autorizando o aeródromo a operar "serviços aéreos privados destinados à entrada ou saída de aeronaves procedentes do exterior ou a ele destinados, para serem submetidas à prestação de serviços de manutenção e reparo".

Ao longo da etapa de internacionalização de São Carlos, o processo passou pela análise e aprovação de quatro órgãos federais, os quais instalarão operações específicas no aeroporto para alfandegamento das aeronaves: Ministério da Agricultura, por intermédio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, a Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal.

A internacionalização eliminou a necessidade de nacionalização para voos "ferry" destinados ou originados em São Carlos, o que implicava na obrigatoriedade de mais um pouso em outro aeroporto internacional. Atualmente, a prestação de serviços de manutenção e reparos de aeronaves é a principal motivação para a operação de aeronaves de grande porte no aeroporto.

As operações internacionais aumentarão a competitividade do centro de manutenção brasileiro frente ao de outros países, já que os custos operacionais serão cerca de 9% menores, levando-se em conta diárias, gastos com combustíveis, pousos e decolagens. Com custos menores, a expectativa da LATAM é ampliar a prestação de serviços de manutenção pela conquista de novos contratos também junto a outras companhias aéreas estrangeiras.

O crescimento dessas atividades contribuirá para fortalecer ainda mais a posição da região de São Carlos e Araraquara como polo relevante da indústria aeronáutica brasileira. A região já é reconhecida pela formação de engenheiros e profissionais especializados, com cursos reconhecidos em universidades públicas (USP e UFSCar) e escolas técnicas, e conta com uma unidade industrial da Embraer instalada em Gavião Peixoto.

O Aeroporto Estadual de São Carlos opera com aviação geral (executiva), além de atender empresas com foco na manutenção de aeronaves. Em 2017, foram registrados 1.700 embarques e desembarques e 2.057 pousos e decolagens, e em 2018, 866 embarques e desembarques e 1.636 pousos e decolagens.

O aeródromo integra a rede do DAESP, que administra 20 aeroportos no Estado. Deste total, 15 atendem a aviação geral (executiva, táxi-aéreo e aerodesportivo) e 6 operam com aviação regular (comercial).



Programa Estadual de Desestatização


O Aeroporto de São Carlos está no Programa Estadual de Desestatização dos Aeroportos do Governo do Estado de São Paulo. Os estudos e a modelagem serão conduzidos pelo DAESP junto de consultoria internacional, já em fase final de contratação.

O objetivo é trazer o maior retorno possível para o Governo de São Paulo e sua população. A Alta Gestão do Estado dá total apoio ao projeto e tem tomado ações significativas para melhorar a atratividade dos aeroportos da rede do DAESP e aumentar a integração do interior, como por exemplo, a redução do ICMS que incide sobre o querosene de aviação.

O DAESP, totalmente alinhado com as diretrizes do Governo do Estado de São Paulo, busca o desenvolvimento da infraestrutura presente nas regiões afetadas por sua rede de aeroportos.

Não compactuamos com o “Fakenews”!
Todas as Informações deste artigo são da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo.



Mais Lidas

How much does a new airplane Airbus? Learn about the values!

Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro assina carta de intenção de compra para quatro helicópteros H125

GOL anuncia seis novos destinos regionais após a redução do ICMS em SP







Ads
2019 © É MAIS QUE VOAR

Ganhe dinheiro encurtando link - REGISTRE-SE GRATÍS!

Translate